728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
20/10/2011

Alunos ameaçam atear fogo em ônibus escolar sucateado em Campo Alegre do Fidalgo

Veiculo está em péssimas condições e coloca a vida dos alunos em risco.

Um dos quatro ônibus que faz o transporte de alunos no município de Campo Alegre do Fidalgo, há 48 km de São João do Piaui, está em péssimo estado de conservação, e os alunos ameaçam atear fogo no veiculo sucateado, segundo o denunciante professor Clarisvaldo Monteiro, presidente do Sintecaf (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Campo Alegre).

A situação é tão complicada que já está colocando em risco a saúde, integridade física e acesso à educação das crianças e adolescentes transportados. A veracidade dos fatos pode ser constatada nas imagens onde revela os riscos iminentes a que estão expostos os passageiros do transporte escolar.


Alunos seguem viagem com parte do corpo para fora da janela

O veiculo transporta diariamente cerca de 30 alunos, das localidades, Massapé, Queimada Redonda e Trindade. De acordo com o denunciante, o ônibus não está em condições de fazer o transporte dos alunos, o veiculo não possui retrovisor do lado direito. Nas janelas, faltam vidros e os alunos seguem viagem com a cabeça para fora do veiculo. O onibus não possui extintor de incêndio, a lataria esta danificada e enferrujada os bancos estão quebrados e sem cinto de segurança e há falhas nos freios do veiculo.



“Não está havendo qualquer tipo de cumprimento das normas de segurança do transporte público citado. Isso porque o veículo, não possue assentos forrados para as crianças e nem mesmo cintos de segurança. Colocaram uma peça (DIFERENCIAL) que não é compatível com o modelo do ônibus, por isso o freio está muito ruim, e este problema se estende há meses. O  amortecedor está em péssimas condições, os pneus estão carecas e não possui estepe. O motor do ônibus tem um barulho muito estranho, a ultima revisão foi feita há anos. As janelas a  maioria não tem os vidros que servem como proteção, e as crianças seguem viajem penduradas  com parte do corpo para fora da janela,”descreve o professor.


Clarisvaldo denuncia ainda que para alguns alunos o transporte escolar é feito em motocicletas sem o equipamento de segurança, como o capacete.

O professor afirma que o secretário de educação Leôncio da Mata tem conhecimento da situação, mas tem se mostrado omisso mediante o problema que coloca em risco a vida de várias pessoas, em sua grande maioria crianças.

“Um simples retrovisor, equipamento embora pequeno e barato, mas de grande importância em um veiculo, o secretario se nega a comprar para colocar no ônibus”, ressalta.

Os alunos estão revoltados com a situação em que estão sendo transportados, diz Clarisvaldo, e ameaçam tocar fogo no ônibus.

A reportagem do Portal Jenipapo entrou em contato com o Secretario Municipal de Educação Leôncio da Mata e ele diz que tem conhecimento do problema, e que já tentou comprar vidros para as janelas do ônibus, mas como o veiculo é modelo antigo não encontrou vidros compatíveis. Em relação aos pneus Leoncio afirma que comprou 2 pneus novos há quinze dias, já sobre o problema nos freios e a falta de retrovisor no veiculo Leôncio diz desconhecer.

“Nunca trouxeram ao meu conhecimento esse problema nos freios do ônibus, também não estou sabendo que o veiculo esta sem retrovisor, cabe o motorista me repassar, mas não fui comunicado. No município existe sim algumas crianças que são transportadas em motos, umas 3 apenas, quem faz o transporte são os próprios familiares, isto porque há localidades que tem apenas 1 ou 2 alunos, abrimos licitação como a rota é pequena, ninguém se interessou, razão pela qual tivemos que fazer o transporte de moto,” esclarece Leôncio, acrescentado que o município conta com 4 ônibus do programa Caminho da Escola e apenas este não está em boas condições de uso.


Pneus carecas e enferrujados



'Quem ama cuida com uma educação de qualidade' é o slogan da administração municipal.

Por: Socorro Pereira

COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+