728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
25/05/2014

DESCUIDO OU DESCASO? Município de Queimada Nova está sem ambulância para transporte de paciente

No mínimo pode-se considerar um descuido por parte dos que fazem a administração municipal de Queimada Nova e do governo do estado, município de aproximadamente 9.000 (nove mil) habitantes do sudeste do Piauí, quando se trata de transporte de pacientes.

Informações chegadas a redação do portalqn dão conta de que o município não possui ambulância própria há quase 2 meses, e se quer se dignou a alugar uma para atender a sua população, de tal forma que quando necessita transferir paciente para outro domicílio a edilidade recorre aos municípios vizinhos para que os mesmos emprestem seus veículos.

Através de algumas informações não confirmadas pela administração do município que não respondeu nosso email, as Ambulâncias do município de Queimada Nova estariam quebradas e foram encaminhadas para cidades próximas e por lá ficaram, de acordo com algumas informações o município estaria aguardando a chegada de uma ambulância nova do Governo do Estado, mas até agora não há previsão de quando ela chegara.

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. Constituição Federal de 1988, artigo 196

Este artigo não deve ser lido apenas como uma promessa ou uma declaração de intenções, este é um direito fundamental do cidadão que tem aplicação imediata, isto é, pode e deve ser cobrado. A saúde é um direito de todos por que sem ela não há condições de uma vida digna, e é um dever do Estado por que é financiada pelos impostos que são pagos pela população. Desta forma, para que o direito à saúde seja uma realidade, é preciso que o Estado crie condições de atendimento em postos de saúde, hospitais, programas de prevenção, medicamentos, transporte e etc... e além disto é preciso que este atendimento seja universal (atingindo a todos os que precisam) e integral (garantindo tudo o que a pessoa precise), é dever do município a manutenção de tudo isso.

O Portalqn tentou um contato com a prefeitura do município por email para ouvir a sua versão sobre os fatos mais não obteve resposta.

Redação: Weslley Reunny


COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+