728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
26/10/2011

Mil pessoas manifestam pelo recebimento do Garantia Safra em São Francisco de Assis.


Cerca de 1 mil pessoas, em sua maioria agricultores familiares, participaram de uma manifestação popular na manhã desta terça-feira (25), na cidade de São Francisco de Assis do Piauí.

A população reivindicava o recebimento do seguro safra, etapa 2010/2011, de 861 pequenos agricultores do município que aderiram ao Programa Garantia Safra e tiveram perdas acima de 50% em suas lavouras. O repasse dos recursos serve como compensação por perdas sofridas na safra.

Mesmo realizando as inscrições de agricultores e o município pagando a contrapartida, uma falha burocrática teria deixado o município fora do programa. Conforme o relatório que será encaminnhado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, as reuniões para o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA teriam sido feitas no município em datas inadequadas. A segunda reunião de LSPA ocorreu no dia 29 de agosto, constatando a perda. Porém, a data-limite para a declaração da ocorrência das perdas era 27 de maio.

“Não se trata de fazer algo fora da lei ou inventar uma novidade não prevista. Trata-se de destravar um bloqueio que acidentalmente aconteceu.... o Seguro-Safra 2010/2011 não é nenhum sonho, é um direito nosso. Por isso estamos aqui.”, diz o relatório.

Os agricultores fazem ainda um apelo a presidente Dilma Rousseff. “Acreditamos, também, nas boas intenções do Governo da nossa Presidenta que proclama: “Vamos acabar com a miséria no Brasil.” O Seguro-Safra faz parte da luta contra a miséria. Não apelamos para dispositivos burocráticos, e sim para o senso humanitário dos nossos governantes. Também não pedimos esmolas, o endereço para isso não é o governo. Pedimos ser respeitados como cidadãos de um “Brasil para todos”. Que o nosso padroeiro São Francisco, pelo seu exemplo, nos ensine a construir a paz.”

Uma abaixo assinado com 870 assinaturas foi anexado ao relatório, que será encaminhado a diversos órgãos em entidades liagadas a agricultura familiar. Clique aqui e veja o relatório na íntegra!

A manifestação percorreu as principais Ruas da cidade, encerrando com uma grande concentração em Praça Pública. O Padre Geraldo Gereon, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, idealizador e organizador do evento, foi o único a se pronunciar.

A mobilização em defesa dos agricultores familiares, reuniu o prefeito Laerson Alencar (PMDB), vereadores, secretários municipais e representantes do EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A manifestação chamou a atenção dos meios de comunicação. Equipes de reportagem acomanharam a realização do evento, dentre outras, a TV Clube, afiliada  da TV Globo no Piauí. O material produzido na cidade de São Francisco de Assis do Piauí será veiculado em rede nacional no programa “Globo Rural”.

Clique e veja fotos da manifestação:










Fonte: Redação Cidades na Net
Fotos: Severino Carvalho
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+