728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
07/01/2011

Piauí terá imposto entre 4,5% a 10% para quem compra pela internet

Lei sancionada pelo governador Wilson Martins (PSB) vai cobrar dos piauienses que compram pela internet um imposto que varia entre 4,5% a 10% sobre os valores pagos pelos produtos adquiridos pela internet. A lei foi aprovada e sancionada pelo governador em 30 de dezembro de 2010.

A cobrança do imposto, no entanto, está sendo contestada e impugnada por movimentos sociais do Piauí, entre os quais pelo vereador e deputado estadual eleito Firmino Filho e pelo deputado estadual Luciano Nunes, todos do PSDB, além da direção da OAB no Estado, que sustentam que na referida cobrança haverá uma "bitributação".


De acordo com o deputado Firmino Filho, que é mestre em economia pela Universidade Federal do Piauí, a bitributação é um fenômeno do Direito Tributário que ocorre quando dois entes tributantes cobram dois tributos sobre o mesmo fato gerador, o mesmo produto. "O produto pela internet é tributado na origem, no Estado de onde sai para o Piauí. Em nosso Estado, é cobrado o mesmo imposto novamente, gerando assim a bitributação" - disse o deputado. 

Técnicos da Secretaria da Fazenda do Estado já passaram a discutir o assunto. Eles fizeram a primeira reunião para discutir a lei, depois da mesma ter sido aprovada na Assembléia e sancionada pelo governador. O secretário da Fazenda, Silvano Alencar (foto acima), deu prazo de dois meses para que a legislação seja regulamentação e a conseqüente elaboração do decreto estabelecendo a cobrança.


COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+