728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
11/10/2015

Em Queimada Nova, agricultoras produzem sabonete que elimina rugas

As agricultoras remanescente de quilombolas do povoado Tapuio, em Queimada Nova, estão produzindo um sabonete com extrato natural de aroeira, que consegue eliminar rugas, manchas e faz a limpeza de pele.

Aos 62 anos, a agricultora Luzia Rosalina dos Santos é uma das três mulheres que produzem os sabonetes de aroeira e a mesma é uma das garotas propagandas do cosmético. “Me perguntam porque eu continuo nova e eu respondo: é o sabonete de aroeira”, afirmou Luzia Rosalina dos Santos, que produz os sabonetes com Maria Dalva e Lucídia Maria Socorro dos Santos.


Ela afirma que para produzir os sabonetes as três mulheres arrancam cascas da aroeira e colocam dentro de de água com álcool 92, que é medicinal. As cascas ficam dentro da água de um dia para o outro para a retirada do extrato da aroeira.

Os sabonetes de aroeira têm em sua composição sabão base, óleo de coco, extrato natural de aroeira e água destilada.

“Os sabonetes servem para limpeza de pele, marchas, rugas, ferimentos, espinhas, coceiras, assaduras, caspas, cicatrizes, queimaduras e inflamação vaginal. A aroeira é cicatrizante e seu extrato fecha poros da pele e por isso acaba com as rugas”, afirma Luzia Rosalina dos Santos.

Um dia na semana, as três mulheres da Associação de Remanescentes de Quilombolas Tapuio produzem seus sabonetes. Elas produzem cem sabonetes por semana e uma farmácia de Queimada Nova compra toda a produção.

Luzia Rosalina dos Santos estava apresentando e vendendo os sabonetes de aroeira na Feira da Economia Solidária, que foi encerrada na sexta-feira, na Praça Pedro II, no centro de Teresina.

Foto e informações: Meio Norte
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+