728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
27/08/2015

Procurada pela polícia federal, conheça os detalhes da vida da "Prefeita Ostentação"

'Prefeita ostentação' usava apenas o WhatsApp para administrar a cidade

Ainda sem pistas do paradeiro da prefeita do município de Bom Jardim, Lidiane Leite (PRB), a Polícia Federal (PF) lançou um alerta: quem estiver ajudando a prefeita a se esconder será tratado como integrante de organização criminosa. Lidiane é suspeita de desviar dinheiro público da educação e se encontra foragida desde do dia 20.

Por causa de um impedimento legal, a "prefeita ostentação" ficou no lugar do marido e venceu a eleição.

O retrato do abandono no ensino público e do descaso na gestão da prefeita Lidiane Leite está em repercussão no noticiário nacional. Alunos do município de Bom Jardim estão vivendo momentos de angústia, quando o assunto é ir para escola. De acordo com responsáveis de alunos do sistema público de ensino da cidade, as verbas que seriam destinadas para a compra de merenda escolar e reformas das escolas no município foram desviadas pela prefeita.

"Prefeita ostentação" permanece foragida.
Outro aspecto que chama a atenção para o caso é a vida de ostentação e luxo que a prefeita levava. Lidiane era conhecida por vender leite na frente da casa da mãe, até passar a namorar Beto Rocha, com quem casou e acabou recebendo de bandeja uma candidatura. Beto era favorito a vencer as eleições, mas com impedimentos na justiça, teve de "eleger" a esposa de 22 anos como uma espécie de "marionete". "Eu vou fazer tudo o que ele mandar", chegou a dizer em sua posse deixando claro que quem administraria era o esposo. Enquanto ele cuidava de administrar, Lidiane passou a ostentar. O que se destacou na forma em que ela divulgava sua rotina em publicações nas redes sociais. Em uma das postagens a gestora diz: “Eu compro o que eu quiser gasto sim com o que eu quero to nem aí para o que achem beijinho no ombro para os recalcados”. 

Lidiane está foragida desde que foi iniciada a Operação Éden, da PF, que apura fraudes em licitações, desvio de dinheiro da merenda escolar e transferências bancárias irregulares na cidade que tem 39.049 habitantes e fica a 275 km da capital maranhense, São Luís.

De vendedora de leite ao puro luxo enquanto a cidade estava abandonada.
A vigilância foi reforçada em rodoviárias, aeroportos e rodovias do Estado, além de fazendas de amigos da prefeita, que poderiam servir de refúgio. A prefeita está foragida há quatro dias, desde que foi iniciada a Operação Éden, da Polícia Federal. A investigação foi iniciada após denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e Ministério Público Federal (MPF).

UMA PREFEITA AUSENTE
Quando chegamos a Bom Jardim, paramos próximo a um grupo de rapazes às margens da BR-316 e questionamos a um deles qual a situação da cidade. Com um sorriso irônico, disse-nos que a situação não era muito boa. “A prefeita sumiu, né. Ninguém sabe onde ela foi. Muitas pessoas que trabalham na prefeitura estão sem receber o salário. Não sabemos o que pode acontecer”, afirmou.

Jornalista pergunta a um morador quando foi ultima vez que ele viu a prefeita, nem ele soube responder. “Rapaz, acho que a última vez que ‘vi ela’, nem era prefeita ainda. Depois que assumiu, a mulher mudou, desapareceu daqui”, sorriu.

PREFEITA DO WHATSAPP
Continuamos a conhecer a cidade pelas ruas sujas e mal calçadas, isso quando havia calçamento. O esgoto corre a céu aberto em maior parte da cidade e o mato toma de conta dos espaços inabitados. Um completo abandono. Os prédios públicos careciam de uma simples pintura. Por onde passávamos a curiosidade das pessoas chamava a atenção. Todas elas sabiam o que nos levavam ali. Queriam contribuir de alguma forma.

Desde o início da operação, na última quinta-feira, dia 20, foram presos o ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como "Antônio Cesarino", e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, ex-namorado da prefeita.

Edição: Weslley Reunny
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+