728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
19/05/2015

Trinta municípios do Piauí estão sem água potável e Defesa Civil quer renovação de decreto de situação de emergência

Trinta municípios do Piauí estão sem água potável e o secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaías, vai se reunir nesta terça-feira com o governador Wellington Dias (PT) para a renovação do decreto de emergência em cerca de 201 municípios piauienses.

Segundo Hélio Isaías, o decreto de situação de emergência dos 201 municípios piauienses expirou sua vigência de seis meses nesta segunda-feira e ele vai entregar ao governador Wellington Dias a relação dos municípios que terão seus decretos de situação de emergência renovados por causa da estiagem, chuvas irregulares, prejuízos nas lavouras e crise hídrica.

Hélio Isaías declarou que 30 municípios do Piauí, na região de São Raimundo Nonato, estão sem água potável. Ele citou os municípios de São Raimundo Nonato, Caracol, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde, Bonfim do Piauí, Dom Inocêncio, São Brás, Jurema, Anísio de Abreu.

Isaías declarou que os municípios sem água potável terão abastecimento de água potável em carros-pipas na zona urbana pelo Governo do Estado e na zona rural por carros-pipas do Exército.

Também estão enfrentando crise hídrica os municípios de Capitão Gervásio Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo, Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova, São Julião e Pio IX.

“A situação mais crítica é dos municípios do semiárido. As chuvas foram boas em municípios como Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, mas municípios como Pio IX tiveram chuvas irregulares”, falou Hélio Isaías.

Em seguida, o governador Wellington Dias envia o pedido para que o Governo Federal homologue os decretos de situação de emergência dos municípios piauienses.

O Governo do Estado pode solicitar recursos para a contratação de carros-pipa com o objetivo de abastecer as sedes dos municípios (zona urbana). Atualmente, segundo o gerente, as zonas urbanas não necessitam de abastecimento por carros-pipa.

Nesse caso, os recursos para atendimento dos municípios são 100% federais. Se o município não tiver em situação de emergência, o Governo Federal não tem como atendê-lo. Já o atendimento da zona rural com carros-pipa é feito pelo Exército.

As avaliações das situações de emergência são feitas conforme a Instrução Normativa 01/2012, do Ministério da Integração Nacional, que estabelece critérios para decretação de situação de emergência ou de calamidade pública.

Fonte: Meio Norte
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+