728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
09/12/2013

FUNAI realizará estudo para reconhecer grupo indígena de etnia Cariri em Queimada Nova

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) realizará no segundo semestre de 2014 um levantamento de todas as tribos indígenas do Piauí. A Funai quer fazer o reconhecimento de grupos ainda não oficialiados pela instituição. Em todo Estado existem cerca de três mil índios.

De acordo com Romeu Tavares, chefe da Coordenação Técnica Local da Funai de Piripiri, as duas novas tribos que se pretende fazer o reconhecimento são as de índios Codó Cabeludo em Pedro II e a etnia Cariri em Queimada nova. “Pretendemos fazer esse levantamento, para que esses índios passem a ser reconhecidos e possam receber a assistência da FUNAI de maneira mais efetiva. E para termos um diagnóstico de todas as comunidades atendidas. ”, disse o coordenador.

No Piauí atualmente existem cerca de três mil índios, que podem ser encontrados nas cidades de Parnaíba (Tremembés), Piripiri (Tabajaras) em Campo Maios (diversas etnias) e em Teresina onde estão concentradas cerca de mil e quinhentos índios de diversas tribos.

Os estudos começaram o segundo semestre de 2014, após a aprovação do orçamento na sede da FUNAI em Brasília.“ Mandaremos o orçamento para Brasília no mês de janeiro esperamos que até agosto do próximo anos, já estejamos iniciando este levantamento, onde iremos trabalhar em conjunto com a UFPI, Fundac, IBGE, Dnocs e Incra”, informou Romeu Tavares.

Edição: Amanda Dourado
Fonte: Portalaz
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+