728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
28/11/2015

Ao povo: a sede. Sem água enganada, Queimada Nova vive de desperdiçar o precioso líquido

Em Queimada Nova, pleno Sertão do PI, só há uma caixa d´água para abastecer os moradores. Água é desperdiçada e população padece sem o precioso líquido




No Piauí pouquíssimos municípios ainda não tem suas zonas urbanas com fornecimento de água através de encanamentos. Uma dessas poucas é Queimada Nova (a 545 quilômetros de Teresina, em plena divisa do Piauí com os estados de Pernambuco e Bahia, bem no meio do Sertão Nordestino). Se não bastasse esse problema, a única caixa d´água da zona urbana da cidade tem desperdiçado o líquido. Boa parte do município depende de carros pipa para ter água. Enquanto há desperdício parte da população padece sem o precioso líquido.

Foi flagrado na semana passada, em pleno meio de uma tarde em que fazia 43,5 graus de temperatura, a única caixa d´água da cidade de Queimada Nova despejando líquido. Esse é o único reservatório da zona urbana do município, que tem, aproximadamente, 8.800 habitantes em toda sua extensão territorial.

Água desperdiçada. Moradores pegam para uso em atividades domésticas. Maior parte só serve para agoar mato
Essa caixa d´água fica no cruzamento das ruas Feliciano Filho e José Severino Justiniano, no bairro Bela Vista. Uma região sem calçamento, com muita poeira e quase sem nenhuma árvore. Essa caixa é a única da cidade. Ela recebe a água bombeada através de uma adutora de seis quilômetros da comunidade Brejo. Essa é a única forma da população ter água gratuita. A caixa abastece cinco chafarizes espalhados pela cidade. Eles são ligados diariamente das 5h às 8h e das 16h às 18h.

O controle dos horários em que a população tem água é justamente para evitar o desperdício, o que termina sendo um paradoxo por conta do derramamento d´água da caixa.

Vai e vem com balde. Queimada Nova, no Sertão do Piauí, não tem água encanada, só água desperdiçada


Por mais de meia hora em que o repórter passou no local viu a caixa d´água derramar o equivalente a cinco carros pipa. Muitos vizinhos aproveitaram o desperdício acumulado na base da caixa d´água para pegar alguns baldes. A água já estava suja. Segundo os moradores era para lavar utensílios domésticos.

Mas quase a totalidade do líquido, enquanto era desperdiçado em pleno Sertão, serviu apenas para irrigar o mato na região. Diga-se: um dos lugares mais verdes da cidade, provando que o desperdício parece ser uma constante. Entremeio à região há vários carros pipa, responsáveis pelo abastecimento da maioria das casas.

PROMESSA DO FIM DO DESPERDÍCIO

A chefe de gabinete da prefeitura de Queimada Nova, Saúde Alves Amorim, designada para falar sobre o caso, ficou surpresa com o desperdício. Ela reconhece que a cidade padece por problemas de falta de água e que há um controle de abertura de chafarizes justamente para evitar que a população lave carros, motos ou desperdice o líquido de outra maneira.

Saúde Amorim destacou que o problema pode ter ocorrido por falta de comunicação entre o responsável por ligar a bomba (na zona rural da cidade) ao funcionário que controla os chafarizes (informando que a caixa está cheia). Mas destaca se a população avisar à Prefeitura, é mandado desligar imediatamente. “A gente liga e a caixa é desligada”, enfatizou.

Toda a região de Queimada Nova, no Sertão Central do Piauí, continua dependendo de carros-pipa
A principal promessa da gestora municipal é evitar que o problema seja repetido. Ela admitiu o quanto é complicado o desperdício de água na cidade e região.

Enquanto isso, Queimada Nova queima em calor e sede. Nenhum sinal do início do sonhado abastecimento d´água nas casas e com água de qualidade, sem lata d´água na cabeça.

Fotos/redação: Orlando Berti - Portal O Olho
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+