728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
12/11/2010

Câmara Aprova lei, que cria o dia do vaqueiro em Queimada Nova

Foi aprovada em sessão Ordinária no dia 09 de novembro, ultima terça-feira, na Câmara Municipal, a lei de numero 016/2010, em que ficou instituído 30 de Abril como sendo o Dia municipal do Vaqueiro.

O autor do projeto e também presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Nunes Amorim abriu a sessão com explanações e apresentações sobre o que é ser um vaqueiro e a importância desse homem no Sertão. Prestigiaram a solenidade o Prefeito Celso Amorim, o Vice-Prefeito Raimundo Júlio, todos o vereadores, a comunidade e em especial os Vaqueiros da região.
     
A Câmara Municipal a fim de exemplificar a história desses homens de coragem, humildade e força, fez homenagem a um dos mais antigos vaqueiros da região: Tomaz Francisco de Sousa, conhecido como Tomaz da Roça Nova, que iniciou a labuta como vaqueiro em 1916, com 14 anos de idade com seu pai Benedito Francisco de Sousa; em 1935 casou-se com Otaviana Maria das Flores com teve nove filhos e os ensinou que a vida no sertão era cheia de dificuldades, mas a união e a honestidade superavam as adversidades.
    
  Seu Tomaz, que viveu até 48 dias antes de completar 100 anos, 17 de janeiro de 2002, e andou a cavalo até 97 anos, até hoje é exemplo de dignidade para sua família, que esteve presente, e todos queimadanovenses, principalmente àqueles que lutam pela sobrevivência no semi-árido piauiense.

“Diante da quantidade de vaqueiros do nosso município é uma satisfação muito grande, a aprovação desse projeto por unanimidade, pois mesmo sendo de minha autoria os outros oitos vereadores entenderam que esta data, 30 de abril, será um dia de felicidade para o nosso povo, beneficiando o nosso município, criando mais uma data comemorativa que vem enriquecer a classe de vaqueiros  com missas e queda de garrotes”, comentou o Presidente da Câmara Municipal de Queimada Nova, Carlos Alberto Nunes Amorim.




COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+