728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
28/09/2015

Mesmo com estiagem, produção de mel de Picos a Queimada Nova chega a 30 quilos por colmeia

O diretor financeiro da Casa Apis, Edmilson Nunes da Costa, afirma que os apicultores de Picos a Queimada Nova produziram de 25 quilos a 30 quilos de mel por colmeia habitada. "Foi um padrão de produção semelhante ao atingido quando o inverno é bom. 

Apesar de ter chovido pouco, houve regularidade das chuvas. Em fevereiro, nessa região não faltou chuva, passavam dez, 15 dias sem chover, mas a raiz da planta ficava molhada. Por isso foi possível tirar uma boa colheita de mel e com o preço do mel acima de R$ 10,00, o quilo, proporcionou uma boa safra", acrescentou Edmilson Nunes.

O pior ano para a produção de mel no Piauí foi em 2012, quando houve queda de 70% da safra. "2013 já foi um ano melhor, 2014 foi ainda melhor e 2015 foi um ano muito melhor, mas muito pelo reflorestamento.

Temos agora um banco de sementes para se fazer as nossas mudas que plantas que floram no verão como leucina e juazeiro. Assim temos condições de cultivar essas plantas perto dos apiários porque de outubro a dezembro a gente perde muitas abelhas e o nosso objetivo é mantê-las fortes e não perder as abelhas.

Se não perder abelhas já está de bom tamanho porque é muito bom ter as abelhas fortes na época das chuvas e isso garante uma boa safra. O problema é que a gente perde muitas abelhas no período seco e quando chove para a gente recapturar os enxames já está terminando o período chuvoso", diz Edmilson Nunes da Costa.

Fonte: Meio Norte
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+