728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
25/10/2013

SDR ira distribuir Silagem aos agricultores do município de Queimada Nova

SDR investe quase 5 milhões no Programa de Distribuição de Silagem
Com o objetivo de apoiar os agricultores pecuaristas do Semiárido piauiense, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) dará início ao fornecimento de silagem, que garantirá a sobrevivência dos rebanhos durante os meses mais críticos do ano, onde o programa irá contemplar o produtor familiar que tiver um rebanho de até 30 bovinos, além de caprinos e ovinos, aplicando recursos na ordem de R$4,8 milhões, através do convênio entre a SDR, o Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil.
“Nossa meta é adquirir e distribuir 10 mil toneladas de silagem (milho, milheto ou sorgo) em silos tipo bolsa, em embalagem de 50 kg, onde pretendemos beneficiar 15 mil produtores familiares, atendendo com a alimentação mínima necessária, 45 mil bovinos”, explicou o superintendente da Agricultura Familiar, Carlos Domingos Andrade Batista.
Para o andamento do programa, a SDR oferecerá todo o suporte técnico e operacional a esses pequenos proprietários possuidores de áreas irrigadas que queiram participar do projeto, ou seja, as lavouras cultivadas logo que atinjam o ponto ideal serão trituradas e armazenadas em sacos plásticos de 200 micas, tipo silo bolsa com capacidade de 50 kg, que após 21 dias estará com a silagem própria ao consumo animal.
“O Governo do Estado já dispõe dos equipamentos necessários para viabilizar esta tecnologia e a SDR apoiará a ampliação destas estruturas a fim de viabilizar as metas estabelecidas. A silagem será transportada em caminhões até as comunidades com acessibilidade e o repasse pontual aos criadores será feito com apoio das prefeituras, associações e o próprio produtor”, explicou o secretário Rubem Martins.
Com vista a atender os beneficiários em tempo oportuno e de forma adequada, sem prejudicar a qualidade da silagem e com contenção de custos relativos ao transporte, a silagem será adquirida em campos de produção que deverão estar localizados no Estado do Piauí, não ultrapassando a distância máxima de 400 quilômetros das localidades que serão beneficiados com aquisição das forragens na forma de silagem, constando também com as áreas utilizadas e ainda disponíveis em atendimento aos agricultores familiares dos campos localizados nos municípios de Alvorada do Gurguéia, Colônia do Gurguéia, Eliseu Martins, Teresina, Guadalupe e Piripiri.
Início da Distribuição
A entrega da silagem terá início nesta sexta-feira (25), em Jaicós, com a presença do governador Wilson Martins e do secretário Rubem Martins, onde os municípios de Belém do Piauí, Francisco Macedo, Massapê do Piauí e Padre Marcos irão receber 558 mil quilos.
Dando continuidade ao processo de distribuição, 2,1 milhões de quilos de silagem serão entregues no município de Patos, beneficiando Acauã, Betânia, Jacobina, Paulistana e Queimada Nova.

Fonte: Ccom – Portalodia.com
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+