728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
24/02/2011

Você sabia que o Piauí pode ser dividido? Conheça o Estado do Gurguéia.

 ESTADO DO GURGUÉIA


             O Estado do Gurguéia, uma vez criado como esperam ansiosamente os habitantes da região, será o 27º Estado brasileiro e o 10º do Nordeste. Limitar-se-á ao Norte com o Piauí, ao Sul com a Bahia e o Tocantins, a Leste com Pernambuco e Bahia e a Oeste com o Maranhão.

             Compõem o novo Estado, as Microrregiões Chapadas do Extremo Sul, Alto Médio Gurguéia, Alto Médio Parnaíba, Bertolínia, Alto Médio Canindé, São Raimundo Nonato e Floriano. 

             Nele nascem, dentre outros, os rios Parnaíba, Gurguéia, Uruçuí, Paraim, Corrente, Canindé e Piauí. No seu principal rio e segundo maior do Nordeste – o Parnaíba – está instalada a hidrelétrica de Boa Esperança, responsável pelo abastecimento energético do Piauí, Maranhão e Gurguéia, formando um lago de 350 km2. Além do mais, na região há inúmeras lagoas, destacando-se a de Parnaguá. 

             A capital do Estado do Gurguéia deverá localizar-se no centro geográfico de seu território, certamente no município de Alvorada do Gurguéia, onde, por sinal, foi afixado marco alusivo à sua pretendida criação. Aliás, o Senador Hugo Napoleão apresentou o Projeto de Lei no. 138/00, já aprovado pelo Senado Federal e em tramitação na Câmara dos Deputados, autorizando o DNOCS a doar a esse Município a área atualmente ocupada pelo seu perímetro urbano, cerca de 214,168 hectares de terras, com as respectivas benfeitorias.          
                 
             Convém registrar que o Vale do Gurguéia abriga o maior lençol freático do mundo. O famoso poço Violeto, situado no município de Alvorada do Gurguéia, jorra 900.000 litros de água por hora a 50 metros de altura!.

              Por outro lado, além de destacar-se na criação de gado, o futuro estado está se transformando na mais recente e promissora fronteira agrícola do País, sendo detentor de cerca de 10 milhões de hectares de cerrados, onde prosperam culturas de arroz e soja com alta tecnologia.

              No tocante à educação, o Gurguéia já conta com cursos superiores em várias cidades, como Floriano, Curimatá, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Corrente, nesta última graças à iniciativa pioneira da Fundação de Ensino Superior do Sul do Piauí – FESPI. 

              Saliente-se que na região de São Raimundo Nonato está situado o Parque Nacional da Serra da Capivara, onde a pesquisadora Niède Guidon encontrou fósseis do homem mais antigo das Américas, expostos à visitação pública no Museu do Homem Americano. O Parque, como também o Museu,  conta com invejável estrutura, recebendo visitantes do mundo todo, estando em construção um aeroporto internacional para atender, de forma mais adequada, os turistas do exterior.


COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+