728x90 AdSpace

ÚLTIMAS
08/10/2010

Jornal Maranhense cita Queimada Nova como a Cidade brasileira que a candidata do PT, Dilma Rousseff Obteve maior Percentual Votação.

Matéria do Jornal Virtual, Tribuna do Maranhão.


Vai longe o tempo em que o PT concentrava os seus votos nos colégios eleitorais das grandes metrópoles. Os redutos dos pequenos municípios do Norte e do Nordeste eram dominados por partidos como o PMDB, o PDS e o PFL. Nas eleições deste ano, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, foi soberana nos currais eleitorais do sertão. Em vez das cestas básicas utilizadas no passado, o governo Luiz Inácio Lula da Silva entrega, agora, o Bolsa Família às famílias carentes. Quanto mais benefícios são entregues, mais expressiva é a votação de Dilma. O maior bolsão de pobreza e de votos petistas está no sertão do Piauí, na Chapada do Araripe.

Dos 200 municípios que concentram o Bolsa Família em todo o país, 75 estão naquela região. Ali, 74% da população são beneficiados pelo maior programa social do governo Lula. O percentual de votos da candidata do PT atinge uma média de 78,5%. Em várias cidades, a votação da ex-ministra da Casa Civil chega a 90%. Em Queimada Nova, município de 9 mil habitantes, ela alcançou 92,5% dos votos válidos. Muito acima de média de todo o país: 46,9%.

O Nordeste é a região que recebe o maior volume de benefícios, que resulta em investimentos de R$ 13 biliões por ano em todo o país. Cerca de 12 milhões de famílias são atendidas. No Piauí, cerca de 53% da população é directamente favorecida pelo programa. Nesse estado, o percentual de votação de Dilma chegou a 67%. No Maranhão, 55% dos moradores recebem o Bolsa Família. A votação da candidata petista alcançou 70%. Em Sergipe, os beneficiados representam 45% do estado. A votação de Dilma ficou em 47,6%, muito pouco acima da média nacional.
COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+